Sem categoria

Poderia ser só mais uma receita

6 de junho de 2020

Poderia ser só mais uma receita…

Evito falar de política no blog. Deixo aqui para coisas mais amenas. Receitas, dicas de vinho, cinema.

Nessa quarentena reaprendi e aprendi muita coisa. De dicas de limpeza no banheiro a um ávido interesse por comediantes que falam de coisas sérias com humor. Mas também da necessidade de educação.

As crianças aqui estão aprendendo a ajudar na casa, serem mais organizadas, mas também sobre economia – doméstica e mundial.

Essa semana foi momento de falar sobre racismo e preconceito. Antes discutimos impeachment.

A questão racial sempre existiu e acho importante conscientizar as crianças dos direitos não só dos negros, mas de todos os que foram e são sufocados, rejeitados pela lei e pela ordem.

Conversamos com as crianças para explicar – dentro da faixa etária, claro – o porquê da importância de haver um equilíbrio entre os diversos poderes. Mas acho que há outros problemas sérios também. Por exemplo: uma das questões que acho MUITO importante em um momento como esse – e acho que todos educadores (pais, professores, formadores de opinião) deveriam ensinar – pelo menos o básico – também passa pelos direitos constitucionais. É importante às crianças entenderem (sem entrar nas questões políticas, mas sim a conscientização e compreensão do que está acontecendo): que existem três poderes, que eles têm alguns conflitos de competência e devem se regular, bem como que há divisão entre os governos federais, estaduais e municipais e a competência legislativa e executiva.

Sabe por quê? Pois que a base em qualquer resistência à opressão passa pelo conhecimento dois direitos, entendimento da formação de Principios constitucionais e o sistema legal.

Acho que essa conversa é base para muitas outras. A partir de entender que existem diversos pontos de vista, e que devem coexistir e se respeitar

Sim, Todo mundo tem que entender um pouco o sistema. O direito de luta contra o racismo vem da igualdade. O direito de colocar suas opiniões vem da liberdade. o direito de lutar pelos seus direitos foi conquistado. e, principalmente: ea questão de que as pessoas têm todo direito de ter sua própria opinião – mas o exercício de um direito tem que estar limitado ao do outro.

Poderia ser mais uma receita – e por que não ser? Vamos tentar nos unir, levar ao fogo e não reagir com combustão? Vamos buscar harmonizar diferenças?

O dia dos namorados vem aí – vamos propagar 💓 amor – independente da cor, gênero, localidade, religião?

 

foto do Cuore di Gragnano da Casa Flora Importadora – querida Anagrama