Gastronomia | Viagens

Nhoque Polonês, chame a criançada e faça a festa!

31 de janeiro de 2018

1 queijo minas médio

100 g de queijo parmesão (50g se o minas for salgado)

250g Farinha

1 ovo (ou 2 ovos se o minas estiver mais seco)

 

Modo de Preparo

Essa receita veio da minha avó e era usada para aproveitar o queijo que estava ficando mais velhinho. Com certeza é meu carro chefe.

Comece amassando o queijo minas e ralando o queijo parmesão, adicione ovo e aos poucos a farinha. O sal eu deixo a gosto do freguês.

Amasse com vontade, quando a massa começar a desgrudar da sua mão é sinal que encontrou o ponto do nhoque – se quiser, chame as crianças para ajudar, garanto que o sabor ficará ainda melhor.

Como a consistência do queijo minas, sal e a quantidade de água no nhoque podem variar, gosto sempre de ir colocando o queijo minas e a farinha aos poucos.

Se – por acaso – eventualmente a massa estiver com pouca “liga”, fique à vontade para adicionar mais um ovo.

Para fazer as “bolinhas”, sugiro que reserve um espaço amplo e liso. Depois jogue farinha sobre a mesa e nas mãos, assim a massa não irá grudar em nenhum lugar.

Depois de tudo preparado é hora do Master Chefe enrolar o nosso nhoque, lembre-se: nada muito pequeno, mas também nada muito grande, faça uma bola média, assim irá saborear melhor cada pedacinho de queijo do nosso delicioso nhoque.

Coloque a massa sobre a mesa e enrole o nhoque até ele virar uma “minhoquinha”, depois corte os pedaços com uma faca. Prontinho, está pronta a nossa deliciosa massa.

Para servir, podemos dar algumas opções:

  • Cozer e servir com queijo parmesão ou qualquer outro molho.
  • Cozer e depois dar uma ligeira “fritadinha” na manteiga só para ficar crocante por fora e molinho por dentro – gosto de servir assim de petisco
  • Da forma polonesa, cozido com molho de manteiga e farinha de rosca para os mais corajosos!

Na Zdrowie! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.