Sem categoria

Fusilli com polvo e lula na própria tinta

7 de março de 2021

Fusilli com polvo e lula na própria tinta

Em homenagem ao dia da mulher, este final de semana eu e filhota estamos escolhendo as refeições. Ela pediu para visitar o mercado Coreano e eu uma massinha com frutos do mar.

Levou
Tomate
Cebola
Alho
Alho poro em pedaços grandes
1 Polvo médio
1kg de Lula
Tomilho
Sal
Pimenta do reino
Resto de vinho branco ou espumante seco
Azeite
Alecrim
Louro
Páprica doce e picante

Como fazer:Amasse o polvo na mão com sal grosso por 3min. Tire o sal com água.

Numa panela de pressão refogue no azeite 2 cebolas, 1 cabeça de alho cortada ao meio, 2 cenouras e 1 alho-poró (cortar os legumes em pedaços grandes). Após dourar, acrescentar 100ml de vinho branco ou espumante seco, sal, pimenta do reino, tomilho, alecrim, louro e água. Deixe cozinhar por 8 minutos após pegar pressão.

Tire o polvo e pique em pedaços grandes.

Use o caldo do polvo (só o líquido) para cozinhar o fusili (acrescente mais água e sal, se necessário) e deixe-o bem al dente. Reserve.

Tire a tinta da lula (receita já postada) e corte a lula em anéis após limpa. Reserve marinada em sal, alho e pimenta do reino.

Em uma panela ou wok, frite rapidamente (3-4 minutos) no azeite em fogo alto as lulas e o polvo. Retire da panela.

Pique 1 cebola grande, 4 dentes de alho e 2 tomates sem casca e sementes, tudo bem pequeno. Na mesma panela em que havia fritado as lulas e o polvo, refogue a cebola e o alho, acrescentando tomate, sal e páprica doce e picante (cuidado para não exagerar na picante!). Acrescente a tinta da lula diluída em água e deixe cozinhando até reduzir e engrossar o molho.

Adicione a massa, o polvo e a lula e misture.

Sirva com um bom vinho. Nesse sentido fica a dica de Harmonização – a celebração contou com um elegante, suculento, intenso e complexo Petit Caro de cor rubi da Argentina Bodegas Caro (projeto conjunto dos ícones Catena Zapata e Château Lafite Rothschild). Um corte Mendocino de Malbec (65%), Cabernet Sauvignon (32%) e Cabernet Franc (3%) dá para sentir a força andina vinda do rio Tunuyan.

A complexidade do vinho sugeriria harmonização com caça e carnes fortes, mas eu gosto de mesclar a força do tomate com a presença do polvo, sentindo um prazer enorme no pairing.

Comemorações agradecendo à @bodegascaro @mistralvinhos e @sofiacarvalhosa

IMG_3055